Bem-vindo a ASAPAC
09/03/2021
LAÇO DO MÊS: MARÇO AZUL-MARINHO
MÊS DE COMBATE AO CÂNCER COLORRETAL
O câncer é um conjunto de doenças, caracterizadas pelo crescimento desordenado das células (tumores), que pode atingir qualquer parte do corpo. No caso do câncer colorretal, parte do intestino é afetado.
Nesse caso, os tumores começam na parte do intestino grosso conhecida como cólon e no final do intestino, o reto. Também pode ser chamado de câncer de intestino ou câncer de cólon e reto.
Na maioria dos casos, tem tratamento e, se detectado precocemente ante que a doença se espalhe para outras regiões do corpo, tem grandes chances de cura.
De acordo com o Inca, a maior parte dos tumores desse tipo de câncer se originam de pólipos, que são pequenas lesões na parede interna do intestino grosso.
A detecção precoce do câncer é fundamental para aumentar a probabilidade de cura e/ou de tratamentos mais eficazes. No caso do câncer de cólon e reto, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos.A solicitação dos exames é feita pelo médico, após averiguar os sintomas do paciente. Entretanto, os exames também podem ser solicitados mesmo que a pessoa não tenha os sintomas, mas caso ela faça parte do grupo de risco.
Normalmente, os tumores de cólon e reto podem ser detectados precocemente por meio da pesquisa de sangue oculto nas fezes e de endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias).
Confira as imagens que preparamos para divulgação de informações sobre o câncer colorretal: