Bem-vindo a ASAPAC
09/02/2021
LAÇO DO MÊS: FEVEREIRO LARANJA
MÊS DE COMBATE A LEUCEMIA
Quase 6 mil homens e 5 mil mulheres serão diagnosticados com leucemia no Brasil em 2020, segundo o Inca. Para alertar sobre os sintomas e conscientizar a população sobre esse câncer hematológico, foi aprovada a Campanha Fevereiro Laranja.
A leucemia é uma neoplasia maligna e acontece devido a uma mutação genética que faz com que os glóbulos brancos percam a função de defesa e passem a se reproduzir desordenadamente, causando quatro principais subtipos da doença.
“É importante salientar que dentro da palavra leucemia estão incluídas várias doenças diferentes entre si. De uma maneira geral, elas podem ser agudas ou crônicas. E, dependendo do tipo de linhagem de glóbulo branco afetado, mieloides ou linfoides”, explica o Dr. Nelson Hamerschlak, coordenador da Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Diferentemente de outros tipos de cânceres que acontecem, principalmente, em pessoas de mais idade, as leucemias podem aparecer em qualquer época da vida. Inclusive, dentre os cânceres pediátricos, ela está em primeiro lugar nos mais comuns (28%), seguida pelo câncer do sistema nervoso central (26%).
A leucemia linfoide aguda (LLA) é mais comum em crianças e jovens. Enquanto que as crônicas, sendo elas leucemia linfoide crônica (LLC) e leucemia mieloide crônica (LMC), e a leucemia mieloide aguda (LMA), aparecem mais em pessoas acima de 50 anos.
Não se sabe exatamente porquê das leucemias se desenvolverem, entretanto acredita-se que é devido a uma mutação genética não somática. Ou seja, uma mutação que não pode ser passada de pai para filho.
“Algumas causas que podem determinar essas mutações são conhecidas. Como irradiação, benzeno e outras substâncias químicas em grau de intoxicação. No entanto, de uma forma geral, não sabemos a causa e nem determinar o motivo de alguns tipos serem mais comuns em certa idade”, diz o hematologista.
Saiba mais na matéria de Natália Mancini: Fevereiro Laranja: mês de conscientização da leucemia
Confira as imagens que preparamos para divulgação de informações sobre a leucemia: